sexta-feira, 23 de março de 2012

O poder das ideias

Em meu primeiro post neste blog, a vários anos atrás, eu disse que o objetivo de eu estar escrevendo um blog era poder eternizar minhas ideias.

E, no meu segundo post, eu questionei os diversos usos de um possível blog, como um diário, um site, um grupo de discussão, etc.

Agora, passados tantos anos, ainda não sei bem como dar um formato a este blog, ou mesmo como usar a internet para um fim maior.

Que fim maior seria este? Ganhar dinheiro? Ficar famoso?

Eu pensei em usar este blog para contar histórias. Mas para quê?

Então, depois de ler alguns livros sobre os maiores blogs do mundo, cheguei a algumas conclusões, embora não sejam as primeiras. Há posts meus anteriores em que chego a algumas conclusões, mas não iguais a estas que estou chegando agora.

Agora, eu concluo que um blog com milhões de leitores significa que seu dono detém não apenas fama, mas poder. 

Poder.

Poder de influência. Poder social.

Poder.

Um blog com algumas dezenas de histórias implica em poder? Certamente não.

Eu citei uma frase em um de meus primeiros posts a qual dizia que o universo não é feito de átomos, mas de histórias. 

Na verdade, o universo é feito de ideias. O poder das ideias.

Ontem, dois jovens brasileiros foram presos por usar blogs para divulgar ideias racistas, homofóbicas, xenófobas, etc.

Usaram o poder das ideias de maneira errada. Não acredito que eles próprios acreditem nas ideias que divulgam. Apenas usam as ideias para despertar polêmica, e assim, angariar alguma fama, ainda que má. Usam o poder das ideias, sejam elas quais forem, mas principalmente as más, que geram repulsa e revolta.

De onde advém o poder de uma ideia?

O que é uma boa ideia?

O que é defender uma ideia?

O que é militar em favor de uma causa, cuja origem é uma ideia?

Essas são questões importantes e trataremos mais disso neste sempre ativo blog no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário