domingo, 18 de março de 2012

Um passo atrás, com segurança

Nossa vida deveria ser uma sucessão constante de passos à frente. Quando isso não ocorre, acabamos tendo preocupações, problemas e desespero.

Mas, qual o problema se não podemos avançar em busca de nossos objetivos com a mesma força todos os dias? Não há problema algum, exceto se formos imaturos o suficiente para imaginarmos que jamais erraremos ou teremos obstáculos pela frente.

Mas, se enfrentamos problemas, como não temer ter de retroceder na vida? 

É isso que leva muita gente a sérios problemas psicológicos e à falta de confiança em si mesmos. Quem não tem medo de voltar a viver mal, quando se pode viver bem? Ninguém gosta de retroceder na vida.

Mas, ensina Dale Carnegie, podemos avançar com segurança se tomarmos alguns cuidados.

Há um ditado popular que diz que nunca devemos cuspir no prato em que comemos. Você não sabe o dia de amanhã, e talvez precise deste mesmo prato que você mesmo sujou. 

Não destrua suas conquistas anteriores. Não permita a si mesmo caminhar em uma corda bamba sem uma rede de proteção mais abaixo. 

Eu resumi assim esse texto:

“Procurei conservar sempre desimpedido o meu caminho de abastecimento”

Um caminho de abastecimento é aquele que liga você e seu presente com seu passado. Não cuspa no prato em que comeu. Não interrompa a estrada que o liga a sua fonte de abastecimento. Amanhã, se seu caminho o levar a um regresso, a um retrocesso, a uma queda, você tem um prato limpo, tem um caminho aberto, você tem uma rede de proteção.

Faça um seguro de vida. E caminhe sem medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário