domingo, 18 de março de 2012

Seu pior momento na vida

Qual foi o pior momento que você já passou na vida? Há coisas tão ruins que nos ocorrem que não gostamos nem de pensar mais nelas.

Mas, muitas vezes nossas piores recordações podem servir a um fim útil.

Se você está passando por um momento ruim hoje, pergunte a si mesmo: isto de ruim que estou vivendo hoje é pior do que a pior coisa que já me aconteceu?

Em geral, não. Mas se for, ânimo, você pode sair dessa.

Esta lição quem nos ensina é Dale Carnegie, em seu livro "Como evitar preocupações e começar a viver", em uma lição extra no final do livro.

Eu resumi assim esta lição em minha agenda:

“Agora, sempre que me defronto com algum problema, pergunto a mim mesmo, em lugar de afligir-me: ‘Ericksen, será que isso poderá ser pior do que puxar a linha da cortiça?’ – e Ericksen, invariavelmente, responde: ‘não, nada pode ser pior’”.

Ericksen, para quem não conhece, foi um pescador que ia ao Ártico pescar atum, em um trabalho considerado um dos mais perigosos e duros do mundo. E 'puxar a linha da cortiça' era seu trabalho, um esforço braçal para puxar a rede de pesca, pesada, cheia de peixes, em um esforço incansável que deixava mesmos os homens mais fortes doentes de cansaço.

Nenhum lugar é pior do que o Ártico para se pescar. 

Faça como Ericksen. Se as coisas estão ruins, tudo bem; porque poderia ser pior. Você nunca precisou puxar a linha da cortiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário