quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Ah! Entendi!

A vigésima quinta pergunta da série que fiz em 2001 também já foi respondida pelas postagens anteriores, em parte aqui, e em parte aqui.

A vigésima quinta pergunta é a seguinte:

"Quantos níveis são razoavelmente necessários para responder o que gostaríamos de saber inicialmente?"

Neste caso, nível aqui quer dizer quantidade de perguntas do tipo "por quê?" aplicadas a uma cadeia de afirmações do tipo: afirma-se A, pergunta-se por quê A, responde-se A porque B, pergunta-se por quê B, responde-se B porque C, e assim sucessivamente, até que uma dada afirmação X satisfaça aquele que pergunta.

A resposta é que os níveis necessários vão depender do quanto o assunto é complexo e do quanto quem pergunta sabe sobre o assunto.

Assim, quanto mais se sabe sobre um determinado assunto, menos se pergunta, e quanto mais complexo um assunto, mais níveis de conhecimento agregado há nele, de maneira que seu domínio envolve um conjunto maior de perguntas a serem respondidas.

Por fim, depreende-se que não há como dominar um assunto complexo sem ter de fazer incontáveis perguntas do tipo "por quê?", até que toda a cadeia de afirmações que sustentam as afirmações finais sejam evidentes para aquele que estuda o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário