quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Uma vida ingênua

Esta foi a terceira postagem do blog Defenda-se!:


04/04/2008

Uma vida ingênua

É um fato consumado que passamos grande parte da vida sob a ameaça de riscos os mais diversos.

Quando nascemos, somos frágeis e só sobrevivemos porque somos protegidos pelo mundo à nossa volta. As primeiras lições que aprendemos ainda engatinhando é que não devemos fazer isso, não devemos tocar naquilo, não podemos ir a tal lugar, e que o mundo é um lugar perigoso.

Mais alguns anos, e vamos às escolas aprender a ler, escrever e somar, mas continuamos ouvindo as mesmas recomendações. Não fale com estranhos, cuidado ao atravessar a rua, olhe onde pisa, cuidado com escadas, não saia sem avisar, não coma nada que não saiba a origem, fique longe de encrencas.

Depois, quando chegamos à adolescência, passamos a desafiar todas essas lições.

E depois ainda, achamos que somos adultos preparados e paramos de nos preocupar.

A grande mensagem que fica gravada em nossa mente é esta:

“Não vai acontecer comigo”

O que não paramos para pensar é que só chegamos à vida adulta porque tivemos pessoas cuidadosas à nossa volta, instituições seguras onde freqüentamos, lares e ambientes saudáveis onde pudemos crescer razoavelmente sem problemas.

É verdade também que nem todos tiveram essas condições, mas se uma pessoa cresceu em um ambiente perigoso, então grande parte do mérito por estar vivo como adulto se deve mais à sorte que a qualquer outra habilidade sua.

Um adulto nunca pode esquecer que os tempos são outros. Na época em que era criança, a vida era mais fácil. Não havia tanta gente no mundo. Os valores não estavam tão deteriorados. Havia algum controle social.

Hoje, as coisas são infinitamente mais difíceis.

Aceitar que a vida antes era mais fácil significa aceitar também que a maneira despreocupada com que fomos criados não vale mais para os dias de hoje.

Em outras palavras: aceitar que o mundo de hoje é mais perigoso que o de ontem implica em admitir que não fomos educados para enfrentar os riscos de hoje.

E se admitirmos que não estamos preparados para os riscos de hoje, então como é que conseguimos sobreviver?

Mais uma vez, não se deve atribuir o sucesso a algum mérito pessoal. Basicamente, sobrevivemos sem estar preparados mais devido à sorte que a qualquer outra coisa.

Mas essa situação pode ser mudada.

Talvez haja muita coisa que se possa aprender ao longo do tempo, mas a mais importante deve se a lição que quebra a vidraça embaçada que não nos permite ver a realidade. E essa vidraça quebrada mostrará que há riscos, sim, e muitos. A lição seria algo como:

“Se acontece com os outros, pode acontecer comigo também”

Já é um excelente começo admitir que a frase acima está correta.

O simples fato de aceita-la pode lhe salvar a vida.

Escrito por Rosenvaldo Simões de Souza às 10h51

Nenhum comentário:

Postar um comentário