sábado, 6 de julho de 2013

Compromissos pessoais públicos

Assoberbado de coisas que me propus a fazer, não sei nem por onde começar, nem sei como terminar aquilo que já comecei.

Mas, como o tempo é curto, e a vida, por consequência, também, sou obrigado a usar de um subterfúgio que, espero, surta algum efeito.

Eu não sou um procrastinador, de maneira geral. Mas sinto uma enorme confusão sobre o que fazer com o meu escasso tempo. E assim, na dúvida, acabo não fazendo nada realmente útil.

Mas, de qualquer forma, este blog tem servido como testemunho de algumas iniciativas minhas, pequenas, é verdade, mas definitivamente registradas publicamente.

Assumir um compromisso com algum objetivo ou algum pequeno projeto pessoal através de uma postagem em um blog público pode surtir algum efeito real na capacidade do proponente em cumprir o prometido, e assim, ver seus desejos e pequenos sonhos realizados?

Não sei, mas compromissos pessoais públicos tendem a serem mais prementes. Não que algum leitor irá de fato cobrar algo do proponente, mas este próprio cobrará de si mesmo alguma atitude.

Quem promete cobra-se porque há um mecanismo mental inato que provoca uma desagradável sensação de desconforto quanto notamos que somos na realidade muito diferentes daquilo que dizemos ser.

Dissonância cognitiva. Este é o mecanismo.

Acho que seria bom eu dar uma olhada melhor neste mecanismo. Devo muito a mim mesmo, e não tenho sido um bom pagador...

Nenhum comentário:

Postar um comentário