sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Cápsulas do tempo

Eu disse aqui que um dos usos que eu gostaria de dar a este blog é como uma cápsula do tempo.

O que é uma cápsula do tempo?

Vamos à Wikipédia: cápsula do tempo.

Mas eu acho que há mais cápsulas do tempo do que as descritas na Wikipédia.

Vejamos:

Um livro é uma cápsula do tempo. Uma fotografia. Um objeto do passado. Qualquer coisa do passado que possa contar uma história para alguém no futuro.

A potencialidade de algo ser ou não uma cápsula do tempo depende em parte de sua capacidade de durar ao longo deste tempo e em parte da capacidade de leitura daqueles que o encontrarem, muitos anos além.

A Arqueologia e a Paleontologia conseguem ler sobre o passado de um objeto, ou de um lugar, de diferentes maneiras, por meio de diferentes instrumentos e técnicas.

A teoria traça uma distinção entre cápsulas intencionais e não intencionais. Na verdade, a maioria das coisas do passado chegam a nós e nos falam de maneira não intencional.

De qualquer forma, pensando sobre o assunto, acho que somos uma sociedade que não se preocupa com as gerações remotas.

Posteriormente, explicarei o porquê de eu achar importante pensar sobre gerações remotas e qual a razão de eu pensar assim.

Por enquanto, faço a pergunta: por que é tão difícil pensar a longo prazo?

Por que somos tão egoístas e imediatistas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário