quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Três frases sobre a sabedoria

Alinho abaixo três frases sobre a sabedoria, que postei neste blog em outros momentos. Elas estão na ordem em que foram postadas.

“Nossos conhecimentos nos destroem. Embebedam-nos com o poder que nos dão. A salvação única está na sabedoria ”

Will Durant


“Não sei ainda o que é exatamente a sabedoria. Se soubesse, seria um sábio”

Rosenvaldo Simões de Souza


“A sabedoria é a compreensão do eu e do mundo. Nenhum deles pode ser ignorado”

Miroslav Holub

Os links nos nomes levarão às postagens originais. A minha frase, a do meio, é na verdade uma dúvida. Durant afirma; eu tenho dúvidas; Holub responde o que acha ser a sabedoria.

Miroslav Holub foi um poeta e imunologista tcheco, nascido em 1923 e falecido em 1998.

Compreender o eu e compreender o mundo.

O primeiro deles, Durant, um historiador, rejeita o simples conhecimento e elege a sabedoria como salvação. Eu, que não sou sábio, deduzo que se  solução está na sabedoria, então eu não tenho salvação. E Holub, um sábio, ensina, ou sugere, ao menos, que a sabedoria, e portanto, a salvação, está na compreensão do eu e do mundo.

Eu tenho dito que não concordo muito com Durant, porque não acredito na dicotomia entre conhecimento e sabedoria, mas em fusão entre as duas formas de saber. Mas, quem sou eu?

Como compreender o "eu"?

Em princípio, parece que Holub não diz nada de novo. Há na mitologia grega o Oráculo de Delphos, com suas duas máximas muito famosas: "Conhece a ti mesmo" e "Nada em excesso". Mas não é isto o que diz Holub. A "compreensão do eu" e o "conhece a ti mesmo" talvez sejam a mesma coisa, mas "compreensão do mundo" não significa "nada em excesso". Holub, que certamente não ignorava as duas máximas gregas, deu dois passos importantes: ignorou o "nada em excesso" como componente da sabedoria, e elegeu como parte desta "a compreensão do mundo".

O que é compreender o mundo?

Como se compreende o mundo, este mundo tão vasto, antigo e confuso?

O que ele quis dizer com isto? E o que ele quis dizer com "compreensão do eu"?

Posso entender "compreensão do eu" como sendo o mesmo que "conhece a ti mesmo"? Acho que sim.

E quanto à "compreensão do mundo"? Acho que tenho uma ideia do que ele quis dizer. Vou tentar explicar usando uma outra frase que postei neste blog. Mais uma vez, o link leva à postagem original:

"Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo."


A Filosofia e a Psicologia unem-se para, em conjunto, formarem a sabedoria?

Não sei.

Se soubesse, seria um sábio.

Um comentário:

  1. Em relação a primeira frase, como pode a salvação única estar na sabedoria se são os conhecimentos que nos destroem? Não fez muito sentido.

    ResponderExcluir