domingo, 11 de novembro de 2012

O sucesso é difícil

Quando iniciei este blog, em maio de 2004, eu já tinha minha Agenda 99 quase cheia. Minha agenda começou a ser escrita em 2001 e três anos já haviam se passado. Minhas anotações iniciais na agenda se deram em função de recomendações de dois livros que pediam que resumíssemos as lições ensinadas em um lugar especial para que pudéssemos consultar sempre.

Quando resolvi iniciar este blog, eu já não tinha em mente mais estes dois livros, mas outros, bem diferentes.

O que foi feito dessas lições resumidas? Que frutos renderam?

Eu lutava contra um começo de depressão existencial.

Eu buscava o sucesso.

Acontece que são coisas incompatíveis.

Como pode uma pessoa que luta contra uma depressão existencial buscar o sucesso? Como pode ter esperança real de ser bem sucedido? Havia uma evidente falha de raciocínio em minha abordagem. Eu precisava antes vencer a depressão, para depois pensar em alguma esperança de sucesso. 

O que me levou a pensar desta maneira, então?

É que, apesar da depressão, eu estava sendo otimista demais com a minha capacidade de ser disciplinado e resolver problemas por meio de livros de auto-ajuda. Eu pensava assim: se eu parei de fumar em quatorze dias somente sendo disciplinado, então eu posso curar a depressão sendo disciplinado e posso ficar rico sendo disciplinado.

Eu acreditava nisto que estou dizendo agora.

Mas eu me enganei.

O desenrolar de minha agenda prova que eu estava enganado. Ela registra este erro muito bem.

O primeiro erro foi supor que uma depressão existencial era o mesmo tipo de problema que um vicio químico e comportamental como o consumo de cigarro.

O segundo erro, mais drástico, foi pensar que o sucesso seria uma conquista fácil, cujo preço eu poderia pagar.

Quatorze dias se passaram. Os meses passaram, e os anos, e agora, décadas. Quase nada aconteceu.

E eu percebo isto hoje.

Claro, não precisei de uma década para perceber que o sucesso é difícil, e que depressão é coisa dura de se controlar. 

O que aconteceu que levou-me a duvidar da eficácia dos livros de auto-ajuda?

A minha Agenda 99 tem a resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário