quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O dilema do blogueiro

Tenho enfrentado um dilema ultimamente, com relação à maneira como ando administrando as coisas neste meu blog. Acredito também que muitos outros blogueiros que, como eu, gostam de escrever frequentemente, enfrentam o mesmo dilema.

A questão é a seguinte: eu tenho muito o que escrever, mas ao mesmo tempo tenho uma baixa audiência em meu blog. Tenho então duas opções: ou escrevo pouco, e faço alguma divulgação do blog em algum canal qualquer, para que eu tenha o prazer de ver as pessoas entrando no blog e lendo as postagens, comentando e incrementando os contadores de visitas das mesmas, ou escrevo muito, aumento sensivelmente o número de postagens que compõem o meu blog, porque não podemos ser insensatos e escrever postagens imensas, e em consequência, ainda que continuemos fazendo publicidade, veremos os números dos contadores se diluírem, com postagens sem visita alguma, para nossa tristeza e desapontamento.

Se escrevo pouco, um possível fã ficará decepcionado de entrar em meu blog e ver as mesmas postagens de uma semana atrás, com muitos comentários e muitas visitas, mas já sem nenhum atrativo, e então não voltará. Se publico um número grande de postagens, as pessoas que gostam de ler meu blog poderão incrementar as visitas, mas mesmo assim, eu me sentirei desanimado, porque haverá postagens que eu considerarei boas, nas quais despendi muito esforço e tempo, mas que nunca foram lidas por ninguém.

Ou escrevo muito para quase ninguém, ou fico com o desejo de escrever reprimido.

No fundo, acho que as pessoas não gostam muito de ler.

No fundo, acho que tudo é uma questão de arrogância e vaidade, minha e de quem lê blogs apenas para receber uma visita de volta.

Mas, apesar disto, acho que tenho mais a ganhar escrevendo muito que pouco.

Meus leitores, reais ou potenciais, também.

Difícil, este dilema, de blogueiros indecisos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário