sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Sobre filmes interessantes

Eu disse aqui que havia assistido a um filme chamado Mothman, e que falaria mais sobre ele um dia. 

Este dia não é hoje.

O que quero lembrar aqui é que neste momento, há um filme em cartaz, Atividade Paranormal IV. Versa sobre, bem, atividades paranormais, certo, mas quase todos os filmes de terror são hoje sobre este assunto. São centenas deles, dos mais terríveis aos mais ruins, mal feitos e pouco convincentes. Este assunto, pelo visto, não é somente interessante para mim, mas para milhões de pessoas.

Claro, uma grande parte das pessoas que vão ver filmes deste tipo querem apenas passar um pouco de medo e depois ir para casa dormir com as luzes acessas, mas não eu.

Eu vou para ver o que está por trás do filme. Que mensagem ele passa? Onde quer chegar? O que tem de perturbador, de fato?

Na mesma postagem que citei, falei do filme O Dia Depois de Amanhã. Mas o que pensar de um filme deste depois da passagem, a cinco dias atrás, do furacão Sandy pela costa Leste dos Estados Unidos? O filme não parece uma premonição?

Filmes de catástrofe são também muito procurados, e eles também passam uma mensagem. E falarei mais sobre eles, mas, obviamente, não agora.

E, comentando neste post antigo sobre o filme O Dia Depois De Amanhã, vislumbrei a possibilidade de se fazer um filme não sobre o congelamento da Terra, mas sua fritura por um superaquecimento solar. Na época, era uma ideia óbvia, mas ainda não explorada.

Hoje, este filme já existe. A ideia óbvia foi obviamente explorada.

Foi lançado a alguns anos atrás, tem Nicolas Cage como ator principal, chama-se Presságio e acaba envolvendo bastante religião, catástrofe e paranormalidade.

Esses assuntos rendem, sempre. Rendem dinheiro para Hollywood e preocupações para grande parte das pessoas da plateia, que saem das salas de cinema com as pulgas atrás das orelhas, e dormem preocupadas, para no dia seguinte seguirem suas vidas normais, um pouquinho mais preocupadas, um pouquinho mais pobres em dinheiro.

Quando digo que devemos escolher nossas influências, incluo a cultura em geral como uma importante fonte de modelagem para nós, seres humanos modernos. Ora, o cinema é uma área da indústria cultural que exerce e tem exercido forte influência sobre a opinião, os costumes, os hábitos das pessoas nos últimos cem anos. 

Ignorar a influência do cinema é um grande erro se quisermos entender o que somos, quem somos e porquê somos assim como somos.

Os filmes contam histórias, e é das histórias que em parte somos feitos.

Filmes fazem a cabeça das pessoas.

Filmes são, em essência, um passatempo astuciosamente planejado.

Astuciosamente demais para ser ignorado.

Astuciosamente dissimulado, e tanto, que as pessoas sequer percebem que estão sendo moldadas.

Dormem com as luzes acessas sem saberem o porquê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário