sábado, 17 de novembro de 2012

Sonhos futuristas

Eu comentei aqui sobre um sonho futurista que tive uma noite dessas, em 2004:

"Tive um sonho muito doido. Sonhei com um mundo futuro, a mil, dois mil anos a frente do nosso mundo atual. Sim, mas nada de tecnologias óbvias. Aliás, de um modo geral, tudo até muito parecido com o nosso mundo de 2004, exceto por algumas coisinhas, como, digamos, as balas e chicletes da criançada, ou as canetas dos policiais dos parques, ou mesmo a maneira como a garotada controlava a bola numa pelada de futebol. Tudo muito, muito bizarro e louco."

Eu gosto de imaginar como será o futuro da humanidade.

Às vezes, esta curiosidade se manifesta em forma de sonhos. Sonhos futuristas não são necessariamente sonhos premonitórios. São apenas maquinações que nossos cérebros fazem com base naquilo que andamos pensando muito. São como aqueles sonhos desagradáveis que temos depois de estudar muito para uma prova de matemática. Sonhamos a noite toda com números sem sentido, equações que não entendemos e números e mais números sem sentido, numa espécie de pesadelo sem monstros.

A ficção científica leva esse assunto mais a sério. Tanto a ficção em forma de literatura quanto a ficção cinematográfica exploram possibilidades a médio e longo prazos para a humanidade.

Certo, eu até gosto de ficção científica, mas uma das razões para eu ter tido algum interesse pelo futuro foi o estudo da Administração. Claro, eu já disse aqui neste blog que nosso futuro pode depender de nosso passado, e que precisamos de algum tipo de exercício de imaginação para traçarmos um futuro pessoal, de como e onde gostaríamos de estar nos próximos anos ou, quando muito, em décadas, mas esta forma de imaginação não é bem um exercício de ficção científica, nem possui método algum.

Em Administração, há algo como técnicas e métodos de se tentar ver ou moldar o futuro de forma racional e organizada. Seria uma espécie de ciência: a Futurologia.

Mas sonhos futuristas não são obras da Futurologia. Nem planos pessoais. São romances de ficção científica que criamos sem querer.

De qualquer forma, esses sonhos são a prova de que gosto tanto do presente quanto do passado e do futuro.

Gosto do futuro.

Espero um bom futuro.

Trabalho por um bom futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário