segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Exportando blogs

Eu disse aqui, em 2004, que a plataforma do UOL Blog poderia ter um mecanismo pelo qual pudéssemos exportar o conteúdo de nossos blogs para um outro lugar qualquer, como uma forma de backup, por segurança.

Agora, pergunte-me se o UOL tomou qualquer tipo de providência desde então.

Obviamente que não.

Mas o Blogger, sim.

O Blogger já nasceu com esta funcionalidade óbvia. Ele importa e exporta blogs com um simples clicar de mouse.

Dizem que nós, brasileiros, somos preconceituosos com relação a nós mesmos.

Ora, uma das empresas pioneiras em tecnologia na Internet no país, o UOL deveria ter um mínimo de iniciativa no aperfeiçoamento de seus produtos. Mas não.

Resultado: migrei meu blog do UOL Blog para o Blogger e não volto mais.

Quando exporto meu blog para a forma de um arquivo único e depois converto este arquivo em um documento PDF, ele se transforma em um tipo de livro que já atinge mais de 300 páginas. Não é pouca coisa. Não posso dar-me ao luxo de perder este monte de postagens. Preciso de um backup à mão que funcione de maneira fácil e rápida.

Assim, o Google, que é o dono do Blogger, vai tomando conta do mundo.

4 comentários:

  1. eu amo o blogger e não troco por nada rs!

    Te seguindo, segue de volta
    Trollando Mesmo
    http://qualetrollandomesmo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. o blogger realmente é a melhor plataforma de blogs.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, uso o blogger desde o início e não tenho do que reclamar, quem usa sabe que ele vem evoluindo e ganhando cada vez mais funcionalidade.

    ResponderExcluir