quinta-feira, 15 de novembro de 2012

República

Neste feriado de 15 de novembro de 2012, completamos 123 anos de República no Brasil. O que isto significa? O que temos realmente de importante a comemorar? O que é República, afinal de contas?

Na cabeça das pessoas, a Proclamação da República foi aquele dia em que o Marechal Deodoro deu um golpe militar no governo de Dom Pedro II, aquele acontecimento antigo que se deu em algum quartel do Rio de Janeiro, um evento entre dois barbudos sisudos e antiquados e que lutaram entre si por um não sei o quê de poder, mas que hoje só é um dia importante porque é um feriado, e nele as pessoas podem ir à praia, viajar para a roça ou para as montanhas, e isto é bom, muito bom, porque trabalhar cansa, e o que elas querem mais é descansar.

O que é República?

Claro, a Wikipédia trás um bom relato da Proclamação da República aqui, mas o Brasil não foi o primeiro país republicano. Esta ideia, a de República, é uma ideia antiga. A experiência também. Mais uma vez, a Wikipédia dá uma explicação do que seja república aqui.

Uma República com 123 anos de permanência é razão para se comemorar?

Talvez não. A República Romana durou 478 anos, entre 509 e 31 antes de Cristo. Precisamos ainda de 355 anos no futuro para igualarmos nossa República Brasileira à República Romana. No ano 2367, se ainda existirmos, poderemos dizer que nossa República é longeva, madura e permanente. Por enquanto, em termos históricos, nossa República é uma adolescente.

Mas, mais que isto: nossa República é mesmo uma República? O que dizer da ilusão que oculta ditaduras, conchavos e acordos nos quais a vontade dos cidadãos não significa nada? Somos mesmo uma República?

Por isto, nesta postagem eu disse:

"Mudando o assunto para a Política, tenho pensado que talvez a melhor coisa que poderia surgir da fusão da Web com a Política seria o fim do sistema representativo. Isso mesmo: cada cidadão vota por si mesmo, sem a figura do político profissional, corrupto, falso, traidor, traiçoeiro e não confiável. Isso seria a glória da Democracia. O assunto é longo e merece muita atenção."

Hoje, neste 15 de novembro de 2012, temos boas razões para esperar que no futuro, nos livremos desses intermediários indesejados. Se não, que ao menos tenhamos melhores políticos.

Curiosamente, neste dia, o grande herói é um anônimo, que dirigiu um ônibus em chamas em Florianópolis, poupando inocentes do risco que bandidos, políticos e cidadãos alienados causam a si mesmos, porque nossa República é falha, e continuará falha se nada for feito, se continuarmos achando que República é sinônimo de descanso, cerveja e tranquilidade.

Triste República, esta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário