sábado, 20 de outubro de 2012

A coragem de identificar-se na Internet

Eu disse aqui que inicialmente este blog chamava-se Metamorphose, mas que depois eu o chamaria de Master Flow. O que eu não disse é que, depois de muito ponderar, resolvi nomeá-lo com o meu próprio nome.

Por que muito ponderar sobre o nome de um blog?

A coisa é mais profunda do que parece.

Primeiro é uma questão de segurança; segundo, de responsabilidade; terceira, de vaidade, e quarta, de honestidade.

Colocar seu verdadeiro nome em público na internet significa, antes de tudo, expor-se ao crime virtual. O meio é virtual, mas as consequências, não. Já falei um pouco sobre privacidade aqui.

No momento em que me identifico, bandidos, desafetos, inimigos, a sociedade em geral passa a saber quem sou, o que escrevo, o que penso, o que faço. Com um pouco de esperteza, chegam a conclusões que podem trazer-me desvantagens em todos os sentidos.

No entanto, no momento em que me identifico, assumo que aquilo que está sendo escrito é meu, e se as pessoas não gostam, pois bem, que falem comigo. Eu sou responsável por aquilo que publico. Não sou adepto do jogo sujo do anonimato.

Se, por outro lado, aquilo que publico agrada, eu levo o mérito. Não sou um Mister M, um mascarado que depois precisará provar que é mesmo quem diz ser. Sou eu, com meus erros e defeitos, minhas virtudes e deméritos. Mas o lucro é meu, se houver.

Por fim, sou um homem honesto, embora imperfeito. Não devo nada, não faço nada que me desabone diante do mundo. Não temo o mundo. Sou quem sou, escrevo o que escrevo e arco com as consequências. Eu não sou um covarde.

Não sou Metamorphose, nem Master Flow. Não sou Anonymous.

Sou Rosenvaldo Simões de Souza.

3 comentários: