domingo, 21 de outubro de 2012

Um lugar no mundo

Quando falo que nossa história pessoal pode servir para esclarecer sobre nosso presente e indicar caminhos para nosso futuro, falo em possibilidades futuras.

Eu não tenho poder de mudar meu passado.

Esta verdade é dura como um diamante.

Meu presente está determinado. Estou aqui, agora, teclando em frente a um computador. Posso decidir parar e ir fazer qualquer coisa, mas então já estou falando sobre o futuro.

Possibilidades futuras são relativas.

Minhas possibilidades futuras hoje, neste exato momento, são de um tipo. Minhas possibilidades futuras daqui a dez anos serão outras, dependendo de uma infinidade de coisas, inclusive de minha sobrevivência até lá. E houve um momento em que eu tive minhas possibilidades futuras, mas em um passado distante.

Quais eram minhas possibilidades futuras quando eu tinha quinze anos?

Eu era capaz de pensar nestes termos?

Eu tinha maturidade para pensar nestes termos?

Minha vida hoje se assemelha à vida que eu gostaria de levar quando eu tinha quinze anos?

A vontade de um garoto conta para um adulto de quarenta e dois anos?

É correto permitir que um adolescente dite os rumos de um adulto formado?

Quanto do que fazemos hoje não são na verdade somente os desejos de um garoto egoísta, cheio de espinhas e bobo?

Não sei.

Mas sei que posso falar somente sobre mim. Não sei o que poderia ir pela cabeça de outras pessoas em suas infinitas possibilidades ao longo do tempo.

Minhas possibilidades futuras ao longo de minha vida sempre me pareceram limitadas.

Por longos anos fui apenas uma criança, e depois um adolescente, até que em determinado momento, fui forçado a pensar na vida, e em minhas possibilidades futuras.

Inexperiente, desorientado, isolado, deprimido, infeliz, fracassado, houve uma época em que eu me debati, buscando um rumo.

Eu hoje sei que tudo o que queria era somente isto: um lugar no mundo.

Um lugar digno no mundo.

Um dia, na porta de um bar, a dignidade me obrigou a reclamar meu espaço neste mundo de Deus.

Neste dia, eu provavelmente dei meus primeiros passos sérios para me tornar um homem, um legítimo ser humano.

Tem sido uma longa trajetória, cheia de altos e baixos, mas é uma história ainda não terminada.

O que é exatamente um lugar no mundo?

O que é dignidade de merecer um lugar no mundo?

Há pequenas coisas que mudam uma vida. Pequenas coisas fazem grandes diferenças.

Um olhar torto muda uma vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário