quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A inutilidade da Filosofia

Eu disse aqui que antes de ter este blog, eu cheguei a criar um no site IG e que se chamava Filosofia Inútil.

Por que ele tinha este nome? Por que ele não foi em frente?

Ele tinha este nome em virtude de uma famosa e polêmica frase de Karl Marx. Talvez esta frase seja a mais famosa de sua lavra. Qualquer principiante que leia qualquer livro elementar de introdução à Filosofia deverá conhecer esta frase. Mas, se não a conhecer, tudo bem: sentirá os efeitos desta frase da mesma maneira.

Marx disse:

"Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo."

Não sei dizer quando e onde isto foi dito, e nem importa agora. O que importa é entender o espírito da frase.

Se o que importa é modificar o mundo, então toda interpretação é inútil. Se tudo o que os filósofos fazem é interpretar o mundo, então, todos os filósofos são inúteis. Ora, Karl Marx é um filósofo. Logo, Karl Marx ou não é filósofo, ou é inútil.

Calma...

Não leve a sério esta interpretação de Karl Marx.

O que quero dizer é que em geral, filosofar é inútil se não ajudar a mudar o mundo. Como eu nunca pensei em mudar o mundo, mas queria pensar em filosofia, só poderia pensar em uma filosofia que fosse necessariamente inútil. 

Mas, como disse, este blog, que mantém o espírito digital de Filosofia Inútil, não tem fim lucrativos, nem milita a favor ou contra nada, e assim, não pretende mudar minha vida, nem a vida de ninguém. Então, eu pensaria por prazer, lazer, hobby.

Karl Marx que fosse para o inferno...

Explicado o nome do blog que não foi em frente, resta explicar seu fracasso.

Existe mesmo filosofia inútil?

Mas, quanto anjos cabem na ponta de um alfinete?

De qualquer forma, eu não queria falar sobre anjos em pontas de alfinetes. Como não sou de perder tempo, porque a vida é curta, e tenho minhas contas para pagar, resolvi não me dedicar muito à Filosofia.

Eu, em minha ignorância filosófica, tinha algo mais importante a fazer: ganhar dinheiro.

Ganhei? 

Não.

Na busca do dinheiro, nem o consegui, nem ganhei a sabedoria que, julgo, poderia ter ganho me dedicando à Filosofia. 

Bingo: talvez fosse a Filosofia a porta que abriria o cofre da vida.

Marx quis mudar o mundo com a Filosofia. Não conseguiu. Fui mais modesto: dar-me-ia por contente se, filosofando, pudesse simplesmente mudar o saldo de minha conta bancária para um valor maior. 

O que eu fiz?

Não fiz nada.

Não alimentei o blog, abandonei a Filosofia, não ganhei dinheiro e o tempo se escoou entre meus dedos como as areias que escorrendo, lenta, mas inexoravelmente, desbastam e encobrem as esfinges. 

Mas isto foi a oito anos atrás, e eu era uma outra pessoa, um ingênuo.

Mas, tudo bem, perdoo-me. 

Mesmo Marx foi ingênuo!

Agora, a pergunta crucial: a Filosofia é mesmo inútil?

Leia meu texto "Abalando Impérios", publicado aqui, neste mesmo blog, que trata mais detalhadamente da questão do poder das ideias, e você poderá de fato tirar suas próprias conclusões. Não quero influenciar ninguém. Analise você mesmo.

Caso queira ler mais um artigo sobre um assunto bastante interessante, leia isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário