sábado, 20 de outubro de 2012

Notícias inconsequentes

Eu disse aqui que eu poderia usar este blog como um canal para relatar minha relação com o mundo externo, e não como um diário. Eu poderia, por exemplo, tecer meus comentários sobre notícias, mas que isto para mim era uma coisa difícil, porque não sou especialista em nada.

Mas eu leio as notícias. Leio muito sobre tudo o que ocorre na cidade, no país, no mundo.

Há notícias que para mim não significam nada. Algumas me enojam e outras me excitam, mas em geral, tudo não passa de bobagem.

E tem mais.

Com a tecnologia moderna, fontes de notícias antigas, como revistas e jornais, estão colocando seu material antigo na internet. Então, não há somente notícias novas, atuais, mas notícias antigas. Bilhões delas, prontas para serem lidas e comentadas.

Este oceano de informação só comprova que a grande maioria das informações, e principalmente das notícias do dia-a-dia, são inconsequentes. Pipocam nas páginas dos jornais, nas telas das tvs e nas páginas dos portais de notícias e desaparecem sem maiores consequências.

Já andei comentando sobre algumas por aqui, como a morte de algumas pessoas e coisinhas mais, de meu particular interesse.

Estou revendo minha concepção de que não posso contribuir com mais algum comentário ou alguma observação pontual.

Muitas vezes, o que mais me espanta é que há um tipo de notícia que é veiculada de maneira despretenciosa, em letras minúsculas, sem alarde, discretamente, quase inconsequentemente, que na verdade guarda em si repercussões enormes, mas que a mídia tendenciosa, malévola, dúbia, faz questão de manter nos rodapés de páginas. Por vezes, é preciso que se dê um pequeno alerta do tipo: "olhem, amigos, essa pequena nota guarda em si um problema complexo, emergente, que pouca gente quer que saibamos e discutamos..."

E por fim, muita notícia, a maioria, que aparece em letras garrafais, tonitroantes, não passa na verdade de letras inconsequentes, uma cortina de fumaça que vem para nos cegar, e nos faz perder tempo, dinheiro e nos desvia a atenção daquilo que realmente importa.

Este blog pode ser útil comentando algumas pequenas notícias, e alfinetando, e assim, implodindo, letras garrafais que nada significam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário