Eu disse aqui que parti em busca de sucesso por meio da ajuda de um livro que prometia ensinar o caminho das pedras.
Passada uma década, não sou um fracasso, é verdade, mas não sou ainda rico.
Ser rico é o objetivo supremo da vida?
Não, mas é um objetivo intermediário que, sem ele, os demais objetivos ficam seriamente prejudicados. Dinheiro é sempre um excelente meio para se atingir determinados fins.
De qualquer forma, pergunto: não sou rico por quê?
Claro, não sou rico porque nasci pobre.
Não estou enriquecendo ao longo do tempo por quê?
Por que não sou disciplinado o suficiente?
Por que o livro que estudei realmente não pode fazer ninguém ficar rico? Suas lições apontam para o caminho errado?
Ou eu não estou mais tão interessado assim em ganhar dinheiro?
Sou forçado a admitir que a resposta é uma mistura das três perguntas. Não tenho sido muito disciplinado em ganhar dinheiro. Mas não tenho mantido a disciplina exatamente porque sei que o custo a ser pago para se ganhar dinheiro é muito alto, e não estou ainda disposto a pagar este preço. E mesmo que estivesse, o livro em si de Og Mandino não seria suficiente para me ensinar tudo que preciso saber para ficar rico.
A pergunta mais importante é: se existisse, e sei que existe, um livro, ou livros, que ensinassem meios efetivos de se enriquecer, eu teria a força de vontade para segui-los?
Imaginemos que não fosse meu objetivo maior o dinheiro, mas uma outra coisa qualquer. Há algo mais valioso que o dinheiro?
Mas, a resposta já está dada.
Quando parei de fumar, dei mostra a mim mesmo de minha força de vontade e disciplina, porque estava em jogo algo muito valioso para mim: minha saúde física.
Quando resolvi lutar contra a depressão, deu-se o mesmo fato. Lutei disciplinadamente contra uma doença que colocava em risco algo valioso para mim: minha saúde mental.
De onde vem a disciplina? Eu venci a depressão e o vício do fumo porque simplesmente era a coisa certa a fazer?
Se pensarmos nas milhões de pessoas que morrem anualmente de depressão e de males decorrentes do fumo, penso que elas poderiam ter sobrevivido a esses problemas se fossem mais disciplinadas.
A disciplina vem de onde, então?
É um dom nato, e aquele que a tem, consegue mais facilmente perseverar diante dos problemas, ou a disciplina é algo que pode ser aprendido, e as pessoas somente sucumbem aos desafios porque não aprenderam a serem disciplinadas na luta contra os problemas da vida?
Eu vou tentar responder esta questão aqui.
Sei que vou.
Sou um cara disciplinado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário