quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Administração e Ecologia: a confluência das águas

Sou formado em Administração de Empresas. Sendo assim, sou um profissional formado na área das ciências econômicas, que é um ramo das ciências sociais.

Como um bom estudioso, um bom leitor, um bom curioso, sempre achei que uma hora ou outra em minha vida eu deveria enfrentar o obscuro campo de conhecimento chamado Filosofia.

Eu não estudei Filosofia durante o tempo em que cursei a faculdade de Administração. Logo, se quisesse aprender algo sobre Filosofia deveria ser por minha própria conta.

Então, ao longo dos anos, fui comprando e lendo livros de Filosofia.

Epa! Não devo mentir. Fui, na verdade, tentando... apenas tentando ler livros de Filosofia.

Ler um livro é uma coisa, entender um determinado assunto é outra coisa bem diferente. Demorou para eu começar a entender algum rudimento de Filosofia, não por falta de leituras, nem por falta de tempo, nem de uma inteligência que considero razoável. É que o assunto é espinhoso mesmo e eu escolhi alguns livros muito áridos. Mas valeu o esforço.

Estava feita a fusão entre Administração e Filosofia.

Agora, eu achava que poderia começar a escrever algo sobre Administração, mas o quê?

Então, comprei um livro sobre Ecologia. Afinal, eu achava que tudo aquilo que aquela minha pequena Agenda Ecológica 1999 dizia me parecia uma tremenda bobagem.

Não sei. Sempre tive essa impressão. Há algumas coisas na vida que não conseguem me convencer de que são realmente coisas genuínas. Fica sempre a impressão de que são embustes, fraudes, mentiras e tentativas de nos enganar. Isso soa como uma espécie de faro para teorias da conspiração. E é isso mesmo. Falarei mais sobre teorias da conspiração em outro momento, mas a ideia era essa. Ecologia sempre me pareceu um embuste, uma grande mentira.

Então, com o livro de Ecologia em mãos, fui em frente. Mas não passei de uma página.

Já nos primeiros parágrafos o autor, um ícone no ramo, vai logo dizendo que Ecologia e Economia são ciências cujos nomes possuem origem comum, isto é, o eco, de origem grega, que significa casa, lar, e que são ciências que deveriam ser inter-relacionadas, mas não são.

Pronto! Achei um filão, um nicho, uma oportunidade de pesquisa, de aprofundamento.

E o que eu fiz? Juntei Filosofia com Administração e comecei a pensar algo como Filosofia da Administração. Depois, resolvi filosofar sobre a ligação entre Economia e Ecologia.

Esse conjunto de confluências ainda não deu em quase nada. Quer dizer, as coisas são sempre mais difíceis do que imagino. Produzi até agora apenas três pequenos textos confusos e algum rascunho com algumas questões pertinentes.

Mas, como disse, temas filosóficos são coisas complexas. Mesmo uma pequena frase pode conter muita coisa oculta.

Como disse, os textos estão disponíveis no Scribd, mas eles merecem uma atenção mais detalhada por aqui.

Bem vindos ao mundo da Transadministração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário