quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Falta espaço no mundo

Estou às voltas com um problema que eu achava que não seria corriqueiro, mas é: a falta de espaço físico e virtual.

A falta de espaço físico é óbvia. Estamos pagando um absurdo de aluguel em um apartamento não muito grande e ele está abarrotado. Muitas coisas, muitos livros.

Eu pensei, por outro lado, que eu poderia substituir certos livros em papel por livros digitais. Parece que um único pen drive no tamanho de um dedo pode conter toda a minha biblioteca que ocupa um quarto todo, correto?

Mas não é bem assim.

De fato, o pen drive pode conter toda a biblioteca, mas, e se eu perder o pen drive? Aí eu perdi toda a minha biblioteca.

Então, eu posso ter vários pen drives.

Certo, mas eu vou ler os livros onde?

Vou ler na tela do meu micro. Então, meu micro, onde cabe muito mais coisas que um pen drive,  pode muito bem ter uma cópia de toda a minha biblioteca, certo?

Nem tanto.

Comprei meu micro a cerca de cinco anos. Na época, ele tinha um HD de 80 gigabytes. Na época, eu achei que era um espaço absurdo. Mas não era.

Hoje, resta pouco espaço nele. Algo em torno de 15 gigas. É pouco, porque o funcionamento do micro começa a ficar lento, demora para achar as coisas. É desesperador saber-se com tão pouca margem de manobra.

Depois, temos outro problema sério.

Um disco de 80 gigas com 65 gigas em uso não pode ter uma cópia em um pen drive. Eu precisaria de um HD externo.

Depois, tem mais. Copiar 65 gigas de informação para onde quer que seja leva um bom tempo, e não pode ser feito todos os dias. E depois, o que tem de tão importante nesses 65 gigas?

Não sei, mas a cada dia que passa meu HD de 80 gigas parece menor e mais cheio.

Isso de falta de espaço digital toma tempo e me deixa fascinado.

Falaremos muito sobre isso nesse blog, pode ter certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário