domingo, 11 de novembro de 2012

O erro de Durant

Eu citei aqui Will Durant:

“Nossos conhecimentos nos destroem. Embebedam-nos com o poder que nos dão. A salvação única está na sabedoria ”

O que ele quis dizer com esta frase?

Quando citamos algo, em geral é porque concordamos com o conteúdo do que está sendo citado. Parece não fazer sentido citar algo no qual não se acredita. Talvez se possa citar algo que não se concorda exatamente para justificar a discordância, mas em geral não é este o caso.

Se citei a frase acima, é porque concordava.

Mas, ao longo dos anos, li coisas que diziam o contrário da frase acima.

Respondendo a pergunta, acredito que ele quis dizer que, apesar de que a Ciência moderna seja capaz de nos inundar com tecnologia em todos os sentidos, em todos os campos de nossa vida, ela não pode substituir a Filosofia, uma forma de conhecimento mais antiga, mas segura, mais equilibrada.

Tecnologia significa poder.

Mas poder sem sabedoria é como uma arma nas mãos erradas. Pode provocar mais mal que bem. Assim, não podemos abrir mão da Filosofia e sua sensatez.

Eu citei a frase dentro de um contexto, no qual somos tentados a nos embrenhar no mundo da tecnologia da Internet, poderosa, enebriante, e esquecermos de que a tecnologia de um blog é um meio, e não um fim.

O mais avançado dos blogs não é nada sem um bom conteúdo, e conteúdo requer reflexão, pensamento, meditação.

Mas, como eu disse, já li críticas à Filosofia que a colocam como um conhecimento dispensável nos dias de hoje. A Ciência, alegam, tomou conta de todos os aspectos filosóficos e os mediu, quantificou, teorizou, matematizou, equacionou. Não há nada que a Ciência não possa tratar melhor do que a Filosofia. Logo, o futuro é científico, não filosófico.

Mas, hoje, discordo de ambos os posicionamentos.

A questão não é se vencerá a Ciência ou a Filosofia. A verdadeira questão é: há mesmo uma luta entre formas diferentes de se pensar o mundo?

Na verdade, acredito que há uma fusão entre Ciência e Filosofia. 

Chegará um tempo em que serão uma e a mesma coisa. Não se poderá filosofar sem ciência, e nem será possível fazer ciência sem filosofar.

A solução está na sabedoria, mas também no conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário