segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Um falso início

Eu disse aqui que tenho um defeito: eu não consigo achar um ponto inicial para começar a contar minha história.

Eu fiz aqui uma série de perguntas sobre possíveis pontos iniciais.

Parece que quanto mais penso no assunto, mais chego à conclusão que devo começar pelo passado mais longínquo que posso alcançar.

Mas em determinado momento, pensei que poderia começar pela minha primeira lembrança. Depois, resolvi mudar de ideia. 

No entanto, cheguei a escrever um texto sobre minha primeira lembrança. Mas acho que este foi um falso início.

Eu escrevi assim em meu esboço de biografia:

"Eu comecei este texto contando sobre minha primeira lembrança, no local onde nasci. Esse local chama-se Tujuguaba e, ainda que seja apenas mais um local obscuro para o mundo, para mim ele significa muito, porque foi lá o local onde nasci e vivi por alguns dos melhores anos de minha vida, e por isso esta parte do meu passado tem para mim uma importância quase mística.

Mas, que lugar  é este?

Tujuguaba é um vilarejo localizado a cerca de setenta quilômetros ao norte da cidade de Campinas, e fica a cerca de cento e setenta quilômetros a norte da capital paulista, São Paulo, e está a apenas quinze quilômetros ao sul do Rio Mogi-Guaçu, no interior do Estado de São Paulo, na região Sudeste do Brasil.

Esta primeira história  é pequena e ainda inacabada, mas eu darei uma polida nela, e depois disponibilizá-la-ei mais adiante. Contar a minha história a partir de minhas lembranças é relativamente fácil. O problema é tentar entender como foi possível que ocorresse essa primeira história."

Eu sei onde estava quando tive minha primeira lembrança, mas minha história começa obviamente antes.

Então, abandonei a tentativa de me fiar apenas na narrativa baseada na minha própria memória. Ela não pode explicar uma grande parte das coisas que vivi.

Resolvi refletir melhor e tentar um novo início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário