quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Siku, parabéns!

Siku


Siku, o ursinho polar rejeitado pela mãe e criado pelo adorável pessoal do Scandinavian Wildlife Direpark, em Kolind, na Dinamarca, completa hoje 1 aninho. 

Agora, ele já está grande e pesa mais de 100 kg. Você pode vê-lo ao vivo diariamente no site Explore.org, andando calmamente pelo gramado, roendo uma perna de carneiro, nadando, dormindo, sentado ou em pé, tentando ver o que ocorre à sua volta, como os ursos em geral fazem.

Siku é o pequeno Embaixador dos ursos polares selvagens, que vivem no Pólo Norte, e que sofrem com o derretimento da calota de gelo do Oceano Ártico, que neste verão nórdico atingiu seu menor tamanho desde que este vem sendo monitorado. Com o derretimento do gelo, os ursos polares precisam nadar mais em busca de alimento, e os filhotes, mais frágeis, tendem a morrer.

Assim, em um esforço global na busca de se tentar reduzir as emissões de carbono pela ação humana, Siku representa os ursos polares de todo o mundo selvagem. Em nome de todos os ursos, nos é pedido que reduzamos nossas emissões de carbono, que colaboremos de todas as formas possíveis para que o aquecimento global não se agrave, ou se detenha, ou ainda, quem sabe, reverta-se de alguma forma.

Esta mensagem é em razão disto. E nós precisamos pensar melhor neste assunto aparentemente tão triste e remoto.

Siku está bem tratado, saudável e, esperamos, viverá longos anos ainda. 

Não sei dizer quando aos demais ursos polares selvagens. Eles já não são muitos, e estão ameaçados. 

Eu sei que há muitas espécies ameaçadas, e eu sinto muito por elas, por todas. Eu sinto muito que não seja possível dar a mesma evidência que é dada a Siku. Nem todos os animais são tão cativantes quanto um fofinho urso polar. Mas não é somente pela fofura de Siku que devemos nos comover, e temer pelo pior. Não são somente ursinhos fofinhos que correm risco. O que dizer dos animais que não são afortunadamente belos? O que dizer dos animais que não são vistos pela internet mundo afora, em países pobres e remotos?

O que é preciso se enfatizar aqui é que Siku representa todas as espécies que, por ação humana, ou mesmo por ação da natureza, correm risco de extinção.

Eu sei também que há miséria no mundo suficiente para nos preocupar pelos próximos milênios, mas um problema não significa o fim de outro. A miséria humana não minimiza a catástrofe ambiental que direta ou indiretamente estamos provocando.

Siku está vivo, e as pessoas cuidarão dele. Ele é uma feliz exceção. Mas, e quanto ao resto? 

Como brasileiro, sei que muitos dirão que deveríamos nos preocupar com nossos animais, e não com animais de outros países, outros continentes, outras regiões do planeta. Mas eu digo que a vida é a mesma, seja ela representada por um urso, um lobo guará, um panda ou um pinguim. Se fosse possível, todos os animais deveriam ter seus nomes inclusos na lista de Embaixadores da Vida, tal como Siku. Ocorre apenas que os dinamarqueses, povo educado e com recursos suficientes para tal, tomaram a excelente iniciativa de mostrar ao mundo o que é um urso polar, e o risco que eles correm, fazendo as imagens de Siku rodarem o mundo.

Talvez não possamos deter o aquecimento global. Talvez nem haja de fato um processo de aquecimento global, mas é certo que podemos fazer muito pela nossa preservação e pela preservação da fauna e flora ameaçadas pela nossa existência descontrolada.

Aceite esta ideia: nossa presença no planeta representa uma ameaça a outras formas de vida. Se destruirmos estas formas de vida, estamos destruindo a nós mesmos, como espécie. Não é que a miséria humana seja um problema e a extinção dos animais seja outro tipo de problema. Eles são o mesmo problema, visto de ângulos diferentes.

Somos uma espécie predatória.

Siku é um predador, mas em relação a nós, é uma simples e frágil vítima.

Precisamos urgentemente repensar nosso modo de vida como espécie.

Nós precisamos enfrentar este problema: nós mesmos.

Obrigado, pessoal do Direpark.

Parabéns, Siku!

Abra o olho, ser humano!

Siku

6 comentários:

  1. A humanidade precisa acordar mesmo... Infelizmente o capitalismo vem matando o q ainda há de bom mundo... Mas é bom cada uma fazer a sua parte na pratica...

    www.jaylsonbatysta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que boa notícia. Ainda há esperança para a humanidade

    ResponderExcluir
  3. Ownn que coisa mais fofa! Sim o homem é o pior dos animais!
    Já estou seguindo seu blog :)

    http://belantenada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Isso me faz pensar que uma hora quem vai ser um animal em extinção será o homem, e quem cuidará de nós? rsrs

    ResponderExcluir
  5. Bela imagem.
    http://nipponpress.blogspot.com/2012/11/astronauta-japones-retorna-ao-planeta.html

    ResponderExcluir
  6. Parabens para um dos ultimos ursos polares siku muito legal as imagens dele

    ResponderExcluir